Voltei recentemente A Casa do Porco para provar o menu degustação desta temporada e gostei mais do que no passado. Achei que a cozinha evoluiu.

a casa do porco

O sítio dos chefs Jefferson Rueda e Janaína Rueda tem muito a ver com isto. Boa parte do que é consumido no restaurante – ervas, frutas, vegetais, porcos – vem de lá. É quase uma operação autossustentável.

beterraba com codeguim

Alguns pratos fazem excelente uso destes produtos. É o caso das beterrabas com codeguim, sorvete de beterraba amarela, farofa de pão e manjericão. São beterrabas em diferentes texturas e temperaturas, tudo com muito sabor, especialmente no delicioso sorvete.

porquinho frito

O ‘peixe de rio’ porquinho frito ganha leveza inesperada com a maionese de pé de porco. Água e terra em harmonia.

umbigo de porco

O umbigo de porco tem consomé de legumes com sabor potente e complexo.

da roça para o centro

Já não ligo para alguns dos pratos “clássicos”, como o tartar de porco. A carne carece de acidez e a alga espessa agrega pouco além do visual.

Penso o mesmo sobre o sushi de papada de porco. Questiono se o arroz empapado não está ali apenas como uma apresentação diferente.

porco san zé

O Porco San Zé, é bom, sem empolgar.

menu degustação a casa do porco

Cabe a pergunta se vale visitar a Casa do Porco pelo menu à la carte, que tem o Porco San Zé entre as opções. Além dele, são alguns petiscos, um carré de porco à milanesa e uma massa do dia. O forte é mesmo a degustação.

Por sinal, adorei o trabalho com vegetais. Em alguns pratos, como nas beterrabas e no umbigo, o porco é um ingrediente secundário e praticamente desnecessário. Um menu vegetariano seria bem-vindo.

azedinha

E quanto custa a brincadeira? Decentes R$ 185 para a degustação.

Se for visitar, recomendo fortemente fazer reserva.

pamonha, pamonha, pamonha

Se não conseguir, vá entre segunda e quarta-feira. E chegue bem cedo (algo como 11h) ou bem tarde (algo como 17h).

E se for para sentar na área externa, de preferência para o almoço. O espaço é mais agradável de dia.

#acasadoporco

Leia mais: 10 bons restaurantes pet friendly

Write A Comment