Vou dizer algo inédito: azeite é o suco da azeitona. Ok, não é inédito, mas você já parou para pensar no que isso significa?

Como qualquer suco, a qualidade do azeite depende da qualidade do fruto do qual foi extraído. Neste caso a azeitona, fruto da oliveira. Uma boa azeitona precisa de condições específicas para ser cultivada. Em especial, um clima com pouca umidade e temperaturas bem definidas no verão e no inverno.

E olha só. Quando buscamos por um bom suco de laranja nós buscamos um suco fresco, produzido recentemente e localmente. Não saímos comprando suco de laranja de Portugal. Então por que fazemos isso com azeite de oliva?

A explicação é bem simples. A produção nacional ganhou corpo há pouco tempo. E mesmo sendo recente, já vem conquistando prêmios importantes no mundo todo. Vale a pena conhecê-los.

Alguns bons azeites brasileiros (ordem alfabética):

Ah, quando for comprar um azeite, olhe sempre a data de colheita. Quanto mais fresco, melhor. E o azeite deve ser armazenado em temperaturas de até 20 graus. Aquela portinha do lado do fogão é terrível!

Leia mais: As 5 melhores vinícolas para você conhecer no Brasil

Write A Comment