O que preenche uma garrafa de champanhe para mim, é muito mais que um líquido delicioso. É alegria, celebração, história…

Sempre que há uma conquista, uma ótima notícia ou uma data especial, abrimos uma garrafa, não de qualquer espumante, mas um Champanhe. Uma tradição antiga para muitos que resolvemos adotar aqui em casa.

Vinho e Guerra: Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França
Vinho & Guerra: Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França

Na semana passada, lendo “Vinho & Guerra – Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França” #ficaadica, me deparei com uma citação sobre a Maison Lanson e a história da família de Marie-Louise Lanson de Nonancourt, uma das talentosas e hoje emblemáticas viúvas da região de Champanhe, como a viúva Clicquot e a viúva Pommery.

Pois bem, não é que essa semana, minha esposa obteve uma grande conquista? E sendo assim, era hora de celebrar! E celebração merece champanhe! Com a referência do livro na cabeça, esse champanhe teria que ser um Lanson!

Le Black Label Brut foi o nome dado ao champanhe por Victor Lanson em 1937 em homenagem a realeza inglesa, a qual a Lanson é fornecedora oficial desde 1900.

Feito com um corte de uvas tradicional da região, 50% Pinot Noir, 35% Chardonnay e 15% Pinot Meunier, fica 4 anos “descansando” nas adegas escavadas no solo calcário de Reims antes de ir para o mercado. Tem como principais características a delicadeza do sabor, a vitalidade e um equilíbrio ímpar. Plagiando a descrição feita pela própria Maison, este vinho exala um aroma de primavera.

Por se tratar de um champanhe não safrado, é permitido que se misture vinhos de diferentes safras durante sua produção. A curiosidade, é que nesse caso, são vinhos de mais de 20 anos de safras diferentes.

Champagne Lanson Black Label Brut

Champagne Lanson Black Label Brut
Champagne Lanson Black Label Brut

Vinho da Semana anterior: Bourgogne Louis Latour Pinot Noir 2018 e Philippe Pacalet Charmes-Chambertin Grand Cru 2011

Write A Comment