Nota inicial: O Corrutela implementou normas de segurança devido à crise do covid-19 e reabriu suas portas, recebendo 24 clientes por noite. Também é possível fazer seu pedido pelo ifood ou pelo telefone para o takeaway. Esta avaliação fala tanto da experiência no restaurante quanto em casa.

Com uma comida honesta, pura, orgânica, com foco em produto e acessível, o chef Cesar Costa transformou – em pouquíssimo tempo diga-se de passagem – o Corrutela não só em um dos melhores restaurantes de São Paulo, mas também em um dos mais importantes.

O Corrutela é o único restaurante no Brasil com 3 estrelas da SRA (Sustainable Restaurant Association), firma inglesa que classifica restaurantes sustentáveis ao redor do mundo. São 255 no mundo todo – só pouco mais de 50 com a cotação máxima.

Produtos orgânicos do Corrutela
Corrutela utiliza somente produtos orgânicos nos seus pratos

Sustentabilidade é um tema do qual se fala muito hoje em dia. Afinal, nunca foi tão evidente o impacto das nossas ações nesta bola chamada Terra. Ainda assim, praticar sustentabilidade de verdade em um restaurante é algo que poucos fazem. Para que um restaurante seja realmente socialmente responsável ele precisa ser reconstruído pensando em redução de lixo e poluição, eficiência de energia e água e, é claro, a prática da comida sustentável.

No Corrutela, este conceito pode ser visto por todos os lados. Logo na entrada é possível ver a composteira de metal que transforma toda matéria orgânica em adubo. Os produtos são aproveitados ao máximo e as sobras vão para a composteira ou viram comida para os funcionários. A energia vem de placas de energia solar e luzes de led. A água servida à mesa é grátis e filtrada na casa por um sistema de 4 estágios, que elimina a compra de garrafinhas plásticas de uso único, um dos maiores desafios ambientais da atualidade. As panelas são limpas por uma máquina que utiliza um produto biodegradável e economiza litros de água.

Quiabo com creme de castanha de caju e ervas do Corrutela
Quiabo com creme de castanha de caju e ervas

Da mesma forma, a comida reflete todo esse cuidado com o meio ambiente. O chef Cesar Costa rodou mais de 15 mil quilômetros em busca de pequenos produtores para formar uma cadeia justa e sustentável. Com exceção do leite, tudo que é servido na casa vem de origem orgânica. Itens de origem animal figuram no cardápio ao lado de pratos vegetarianos, com o mesmo destaque. E o principal, tudo isso com preços acessíveis.

Restaurante que se diz sustentável precisa ter preços justos. Se não for acessível, não causa impacto real.

No momento em que este post foi escrito, o combo Corrutela no ifood, similar ao menu individual que eles servem presencialmente no restaurante, sai por R$ 94 e inclui entrada, prato principal e sobremesa. Comida de alto nível a menos de R$ 100 por pessoa, isso sim é custo benefício.

Ovos nevados de jenipapo do Corrutela
Ovos nevados de jenipapo

E pode acreditar, a comida é de altíssimo nível. Sem frescuras, com foco total nos ingredientes, envolvente e admiravelmente autoral. Nada de copy-paste em receitas que você vai encontrar por aí em restaurantes genéricos. O cardápio muda frequentemente, seguindo rigorosamente a sazonalidade e a disponibilidade dos ingredientes no dia-a-dia.

Beco do Batman
Beco do Batman em São Paulo

Certa vez eu fui almoçar no Corrutela, ainda na nossa vida pré-pandemia. O restaurante fica bem no miolo do Beco do Batman, um dos lugares mais bacanas e vibrantes de São Paulo e totalmente condizente com o ambiente despojado do Corrutela. Se você não conhece e pretende visitar o restaurante presencialmente, vale a pena chegar um pouco mais cedo e dar uma passeada por lá.

Balcão principal e cozinha do Corrutela
Balcão principal e cozinha do Corrutela

Pois bem, sentamos e como sempre comecei com um drink e fomos avaliar as opções de pratos do dia. Pedimos logo um crudo de peixe com tangerina e alcaparra frita. Proposta simples, em teoria, mas o sabor limpo do peixe aliado ao frescor dos ingredientes fez daquele um crudo que eu nunca esqueci. E precisava comer mais. Tanto é que voltamos poucos dias depois e eu pedi o mesmo crudo (com leves modificações devido aos produtos disponíveis naquele dia) de entrada, prato principal e sobremesa. Repeti o mesmo prato três vezes, feliz da vida!

Crudo de peixe do Corrutela
Crudo de peixe

Esse é o maior talento do Cesar Costa, fazer brilhar ingredientes simples como a beterraba, a cenoura, o iogurte ou o milho em pratos que surpreendem pelo sabor e pela técnica apurada.

Drink Adonis
Drink Adonis

Por fim, a carta de drinks e vinhos do Corrutela também merece destaque. Assim como o cardápio de comidas, as opções de bebidas alcoólicas são reduzidas e igualmente certeiras. Dentre as ótimas receitas de drink eu gosto muito do Adonis, combinação de jerez com vermute. Suas características mais suaves e aromáticas acompanham bem o início de uma refeição.

E como não poderia deixar de ser, a carta de vinhos segue a pegada mais modernosa do restaurante. Os rótulos são divididos em vinhos biodinâmicos, naturais e orgânicos. Não deixe de experimentar um dos vinhos laranja se disponível no dia.

Delivery Corrutela
Gnocchi de ricota com cogumelo porcini no delivery do Corrutela

Enfim, se você está enjoado de comer a mesma coisa ou está determinado a sair para jantar mesmo em meio a esses tempos malucos, o Corrutela é uma excelente opção. Comer bem, pagar um preço justo e privilegiar pessoas que estão fazendo um trabalho sério é tudo de bom.

Veja mais: Conheça outro restaurante entre os melhores de São Paulo, o Shin Zushi.


Logo Corrutela

Corrutela

https://corrutela.com.br/

Rua Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena – São Paulo/SP

Reservas: https://widget.getinapp.com.br/566

Delivery: ifood ou (11) 3032-2443

Write A Comment