Nota inicial: O Corrutela implementou normas de segurança devido à crise do covid-19 e reabriu suas portas, recebendo 24 clientes por noite. Também é possível fazer seu pedido pelo ifood ou pelo telefone para o takeaway. Esta avaliação fala tanto da experiência no restaurante quanto em casa.
Com uma comida honesta, pura, orgânica, com foco em produto e acessível, o chef Cesar Costa transformou – em pouquíssimo tempo diga-se de passagem – o Corrutela não só em um dos melhores restaurantes de São Paulo, mas também em um dos mais importantes.
O Corrutela é o único restaurante no Brasil com 3 estrelas da SRA (Sustainable Restaurant Association), firma inglesa que classifica restaurantes sustentáveis ao redor do mundo. São 255 no mundo todo – só pouco mais de 50 com a cotação máxima.


Sustentabilidade é um tema do qual se fala muito hoje em dia. Afinal, nunca foi tão evidente o impacto das nossas ações nesta bola chamada Terra. Ainda assim, praticar sustentabilidade de verdade em um restaurante é algo que poucos fazem. Para que um restaurante seja realmente socialmente responsável ele precisa ser reconstruído pensando em redução de lixo e poluição, eficiência de energia e água e, é claro, a prática da comida sustentável.
No Corrutela, este conceito pode ser visto por todos os lados. Logo na entrada é possível ver a composteira de metal que transforma toda matéria orgânica em adubo. Os produtos são aproveitados ao máximo e as sobras vão para a composteira ou viram comida para os funcionários. A energia vem de placas de energia solar e luzes de led. A água servida à mesa é grátis e filtrada na casa por um sistema de 4 estágios, que elimina a compra de garrafinhas plásticas de uso único, um dos maiores desafios ambientais da atualidade. As panelas são limpas por uma máquina que utiliza um produto biodegradável e economiza litros de água.


Da mesma forma, a comida reflete todo esse cuidado com o meio ambiente. O chef Cesar Costa rodou mais de 15 mil quilômetros em busca de pequenos produtores para formar uma cadeia justa e sustentável. Com exceção do leite, tudo que é servido na casa vem de origem orgânica. Itens de origem animal figuram no cardápio ao lado de pratos vegetarianos, com o mesmo destaque. E o principal, tudo isso com preços acessíveis.
Restaurante que se diz sustentável precisa ter preços justos. Se não for acessível, não causa impacto real.
No momento em que este post foi escrito, o combo Corrutela no ifood, similar ao menu individual que eles servem presencialmente no restaurante, sai por R$ 94 e inclui entrada, prato principal e sobremesa. Comida de alto nível a menos de R$ 100 por pessoa, isso sim é custo benefício.


E pode acreditar, a comida é de altíssimo nível. Sem frescuras, com foco total nos ingredientes, envolvente e admiravelmente autoral. Nada de copy-paste em receitas que você vai encontrar por aí em restaurantes genéricos. O cardápio muda frequentemente, seguindo rigorosamente a sazonalidade e a disponibilidade dos ingredientes no dia-a-dia.


Certa vez eu fui almoçar no Corrutela, ainda na nossa vida pré-pandemia. O restaurante fica bem no miolo do Beco do Batman, um dos lugares mais bacanas e vibrantes de São Paulo e totalmente condizente com o ambiente despojado do Corrutela. Se você não conhece e pretende visitar o restaurante presencialmente, vale a pena chegar um pouco mais cedo e dar uma passeada por lá.


Pois bem, sentamos e como sempre comecei com um drink e fomos avaliar as opções de pratos do dia. Pedimos logo um crudo de peixe com tangerina e alcaparra frita. Proposta simples, em teoria, mas o sabor limpo do peixe aliado ao frescor dos ingredientes fez daquele um crudo que eu nunca esqueci. E precisava comer mais. Tanto é que voltamos poucos dias depois e eu pedi o mesmo crudo (com leves modificações devido aos produtos disponíveis naquele dia) de entrada, prato principal e sobremesa. Repeti o mesmo prato três vezes, feliz da vida!


Esse é o maior talento do Cesar Costa, fazer brilhar ingredientes simples como a beterraba, a cenoura, o iogurte ou o milho em pratos que surpreendem pelo sabor e pela técnica apurada.


Por fim, a carta de drinks e vinhos do Corrutela também merece destaque. Assim como o cardápio de comidas, as opções de bebidas alcoólicas são reduzidas e igualmente certeiras. Dentre as ótimas receitas de drink eu gosto muito do Adonis, combinação de jerez com vermute. Suas características mais suaves e aromáticas acompanham bem o início de uma refeição.
E como não poderia deixar de ser, a carta de vinhos segue a pegada mais modernosa do restaurante. Os rótulos são divididos em vinhos biodinâmicos, naturais e orgânicos. Não deixe de experimentar um dos vinhos laranja se disponível no dia.


Enfim, se você está enjoado de comer a mesma coisa ou está determinado a sair para jantar mesmo em meio a esses tempos malucos, o Corrutela é uma excelente opção. Comer bem, pagar um preço justo e privilegiar pessoas que estão fazendo um trabalho sério é tudo de bom.
Veja mais: Conheça outro restaurante entre os melhores de São Paulo, o Shin Zushi.


Corrutela
https://corrutela.com.br/
Rua Medeiros de Albuquerque, 256 – Vila Madalena – São Paulo/SP
Reservas: https://widget.getinapp.com.br/566
Delivery: ifood ou (11) 3032-2443