A clara do ovo é um ingrediente fabuloso para inúmeros drinks. Aquela parte superior espumosa é uma cama perfeita para um bitter ou uma decoração. E o sabor aveludado e cremoso complementa drinks clássicos como o pisco sour, o gin fizz e o whiskey sour.

Tem receio de usar ovo cru em um drink? Não se desespere! Este teste simples vai ajudar a determinar se o ovo está fresco ou estragado.

teste do ovo fresco

Encha um copo grande o suficiente para caber o ovo com água gelada.

Se ele descer até o fundo do copo e ficar na horizontal, ele está perfeito para seu drink.

Se ele flutuar meio que verticalmente, mas no meio do copo, ele não está fresco nem estragado, mas não é o ideal para um drink. Você pode fazer um ovo cozido ou omelete, por exemplo.

Se ele flutuar no topo do copo, ele está estragado.

drinks com clara de ovo
Drinks com clara de ovo

Por que usar clara de ovos em drinks?

Ovos frescos trazem textura ao drink. A clara do ovo, quando manuseada da forma correta, é perfeita para “prender” o ar e trazer leveza a receitas sem comprometer o sabor. É por isso que você deve sempre usar ovos frescos. Ninguém quer tomar um drink com gosto de ovo mexido.

Eu posso usar ovo pasteurizado?

Com certeza! Só não espere a mesma textura de um ovo fresco. E você deve usar um pouco mais do que um ovo fresco.

Como devo usar a clara de ovo nos drinks?

É simples. Todo drink com clara de ovo vai para uma coqueteleira para “ativar” as propriedades espumosas do ovo. E você deve sempre bater o drink na coqueteleira primeiro sem gelo. Dessa forma você consegue maximizar a emulsificação do ovo e a leveza do seu drink.

Quer uma dica de um drink sensacional com clara de ovo, e simples de fazer?

Faça agora um Gin Fizz.

Write A Comment