O vinho desta semana, o espumante Casa Valduga Brut Rose Arte Tradicional, combina muito com dias quentes, sendo uma ótima pedida também para o inverno disfarçado de verão que estamos vivendo.

Este espumante da Casa Valduga é feito através do método Champenoise no Vale dos Vinhedos, sul do Brasil, com 60% de uvas brancas Chardonnaye com 40% de uvas tintas Pinot Noir.

Aliás, uma curiosidade sobre a coloração rosada do vinho é que esta se dá devido ao processo de mistura da casca da uva tinta ao mosto (suco da uva) durante a vinificação. Quando a casca
da uva tinta não é utilizada, obtém-se um blanc de noirs, ou seja, vinhos brancos a partir de uvas tintas. Esse é o caso de muitos espumantes, como por exemplo os verdadeiros Champanhes, elaborados na região francesa com este mesmo nome, ou como o Casa Valduga Brut, que tem a mesma composição de uvas do vinho desta da semana, o Brut Rose.

Veja mais: Vinhos da semana Gastronomium.

Técnicas à parte, o Brut Rose é muito refrescante e frutado, com pronunciada acidez é uma boa opção para acompanhar umas entradinhas e abrir o apetite. Apesar do valor deste vinho no mercado variar bastante, de R$ 50 a R$ 80, tem um bom custo/benefício (relação que pode ser afetada à medida que o preço aumenta). De qualquer maneira, para uma pegada de dia a dia, vale a pena provar e valorizar nossos “quase famosos” espumantes nacionais.

espumante rose casa valduga
Espumante Casa Valduga Rose Brut Arte Tradicional

Onde comprar: Espumante Casa Valduga Rose Brut Arte Tradicional

Write A Comment