Chegue cedo ao Keito e a língua oficial será a japonesa. E não é à toa, a comida do chef Nobu Ozaki é excepcional.

Nobu Ozaki no balcão do Keito
Nobu Ozaki no balcão do Keito

O menu é tradicional, com boas opções tanto de pratos quentes quanto frios.

A melhor pedida é o omakase (R$ 310, ou R$ 390 para o omakase do chef), onde os chefs preparam uma degustação com os melhores peixes do dia.

Este é o omakase do chef.

sashimi de atum

Para começar, 3 cortes do atum bluefin, akami, chutoro e otoro. Perfeitos. A alga ali em cima é a kombu, comumente usada para fazer dashi. Você a passa no shoyu para temperá-lo levemente.

ostras

Na sequência, dois preparos de ostras de Santa Catarina. Ostra com alga de Kagoshima, limão siciliano e flor de sal. E ostra com nabo ralado, pimenta dedo de moça, cebolinha e molho ponzu. Ambas deliciosas, com a preferência para a segunda.

usuzukuri

O usuzukuri foi um dos pontos altos do omakase. As finas fatias de pargo, garoupa e linguado são acompanhadas de tako ligeiramente cozido, uni, sakura ebi ponzu (filhotes de camarão) e goma su, uma viciante pasta de gergelim. Você pode comer os peixes com o molho ponzu do copinho de bambu, com shoyu ou com esta pasta de gergelim. Não sei qual é melhor.

bochecha de robalo

Como prato quente, a bochecha de robalo. Nabo ralado, shoyu e peixe é uma das coisas mais simples e deliciosas que existem. Aqui em ótimo exemplo.

Partindo para os sushis:

sushi de akami
Sushi de akami

sushi de buri
Sushi de buri
Sushi de carapau com gengibre, cebolinha e pasta de gergelim
Sushi de carapau com gengibre, cebolinha e pasta de gergelim
sushi de garoupa com shiso e limao siciliano
Sushi de garoupa com shiso e limao siciliano
sushi de pargo com umeboshi
Sushi de pargo com umeboshi
sushi de chutoro de atum bigeye
Sushi de chutoro de atum bigeye
sushi de ikura, ovas de salmao
Sushi de ikura (ovas de salmão)
sushi de uni (ouriço do mar)
Sushi de uni (ouriço do mar)
sushi de toro de atum bluefin
Sushi de toro de atum bluefin
sushi de bochecha de atum bluefin
Sushi de bochecha de atum bluefin
mandíbula do atum bluefin
Mandíbula do atum bluefin

Sushi de akami, sushi de buri, sushi de linguado, sushi de carapau com cebolinha e pasta de gergelim, sushi de garoupa com shiso e limão siciliano, sushi de pargo com umeboshi (ameixa japonesa), sushi de chutoro de atum bigeye, sushi de ikura, sushi de uni, sushi de vieiras canadenses, sushi de atum bluefin, sushi de ebi com uni e sushi de bochecha de atum bluefin. Este último fatiado ali na hora desta parte tão nobre do atum.

Todos excelentes, com destaque para o carapau e os diversos cortes de atum, todos incríveis.

Omakase de gente grande!

O único ponto que tenho a ousadia de comentar é a temperatura do shari. Nobu-san prefere o shari frio para manter a acidez do umami. Eu prefiro o shari morno, destacando também o sabor do arroz.

Keito

A localização na praça de alimentação de um shopping na Avenida Paulista pode ser inusitada. Mas eu garanto, deixe qualquer preconceito de lado e vá visitar este pedacinho do Japão no meio de São Paulo. O Keito certamente está entre os melhores restaurantes de São Paulo.

Leia mais: Shin-Zushi tem omakase fenomenal

Write A Comment