Como muita gente durante esta pandemia doida, passamos os últimos meses trancafiados em casa.  Com restaurantes reabertos e as coisas começando a se ajeitar no novo normal, nós resolvemos matar as saudades do Makoto, o bom restaurante japonês no Shopping Cidade Jardim.

Olhando para o pedigree, o Makoto tem tudo para ser ruim.  Restaurante dentro de um shopping, filial de um restaurante em Miami e abordagem mais moderna a gastronomia japonesa.  Apesar disso, o Makoto traz boas opções e pratos com ingredientes de qualidade.

Makoto Brasil
Makoto Brasil

O cardápio passa pelo sushi e sashimi, que não são ruins, mas não chamam muita atenção.  Afinal, São Paulo tem restaurantes melhores para este tipo de comida.  O forte do Makoto são os pratos menos tradicionais, tanto quentes quanto frios.

Prefere um japonês mais tradicional: o Shin-Zushi é o melhor restaurante japonês de São Paulo

Isso não quer dizer hot roll com cream cheese ou sushi de morango.  Felizmente estas aberrações passam longe daqui.  As criações do chef ficam sempre em terras asiáticas (com sensibilidades americanas), de onde vêm tanto o restaurante quanto seu chef, Makoto Okuwa.

Makoto House Salad
Makoto House Salad

Comece com a Makoto House Salad. Uma (nada) simples salada de agrião com chikuwa (massa de peixe), aioli de miso, cebola e flocos de tempura. Pode confiar! Vale a pena ocupar um pedaço do seu estomago com esta salada. É uma delícia!

Umami Kanpachi
Umami Kanpachi

Para os amantes de sashimi, recomendo muito o Umami Kanpachi, um dos meus pratos favoritos aqui em São Paulo.  São fatias de buri (olho-de-boi) com vinagrete de yuzu, dry miso e sal umami.  Peixe de qualidade em um espetacular molho para tomar até a última gota.  Já levei pessoas ao Makoto que não gostavam de comida japonesa e acabaram mudando de opinião depois de experimentar este prato.

Tomaria esse molho de sopa. Todos os dias.

Hamachi Ponzu
Hamachi Ponzu

Outra boa opção entre os crus é o Hamachi Ponzu. Lâminas de olhete em molho ponzu com sudachi, jalapeño e micro coentro.  Refrescante, cítrico e viciante.

Tuna Pizza
Tuna Pizza

Nesta última visita resolvi experimentar um prato novo e pedi a Tuna Pizza, uma mistura de pizza com carpaccio de atum e tomate cereja, azeitona preta, cebola, aioli de anchova, jalapeño e micro coentro.  Embora o aioli seja potente demais para o atum fresco, a combinação é saborosa.

Rock Shrimp Tempura
Rock Shrimp Tempura

Entre os pratos quentes, não deixe de pedir o Spicy Shrimp Tempura.  É uma leve variação do Rock Shrimp Tempura, prato do Nobu copiado incessantemente no mundo todo.  E copiado por uma razão óbvia, ele funciona.  O aioli levemente apimentado pela gochujang (pasta de pimenta coreana) envolve um crocante tempura de camarão.

Short Rib Yaki Noodles
Short Rib Yaki Noodles

Para uma pedida mais substanciosa, peça o Short Rib Yaki Noodles, macarrão soba com costela bovina, molho de tamarindo, aioli de beni shoga (gengibre vermelho), repolho roxo, gergelim e azeite trufado.  Prato encorpado e saboroso.

Tempura de Milho
Tempura de Milho

Também gosto muito do tempura de milho doce com aioli spicy, crocante, carnudo e nada oleoso, como tempura tem que ser.

Robata Avocado
Robata Avocado

Por último, experimente pelo menos uma das excelentes robatas do Makoto. As melhores são a de avocado com molho ponzu e a de berinjela com miso de frango e katsuobushi (flocos de bonito).  Um espetáculo, quer você goste ou não de berinjela.

Mousse Assado de Chocolate com Sorvete de Caramelo
Mousse Assado de Chocolate com Sorvete de Caramelo

Para finalizar, o mousse de chocolate assado com sorvete de caramelo.  Um petit gateau com muito chocolate para amantes do cacau.

Chateau Beaubois Expression Rose
Chateau Beaubois

A carta de vinhos é pequena, mas com boas opções. Uma excelente e recente adição a carta é o vinho rose Chateau Beaubois, de certificação orgânica e sustentável.  Leve, fresco e com ótimo equilíbrio.

Encontrei o vinho por R$ 98 na De La Croix: Chateau Beaubois Expression Rose

Lychee Martini
Lychee Martini

Minha única reclamação fica por conta da fraca lista de drinks.  Não gosto particularmente de nenhum. Acabei tomando o genérico martini de lichia.

Enfim, se você está no clima de um bom japonês, o Makoto é uma ótima pedida.  Ele fica no espaço aberto do agradável Shopping Cidade Jardim.  Caso você prefira ficar em casa, o Makoto também tem seu delivery no Koto by Makoto.  Embora tenha um cardápio mais limitado, algumas das opções que eu citei aqui estão disponíveis.

Write A Comment