Uma consequência positiva do covid-19 foi a entrada de muitos dos melhores restaurantes no ramo de delivery por meio de aplicativos como ifood ou rappi, ou com o take-away. Foi a única maneira de sobreviverem a pandemia e tudo indica que a maioria deve manter este serviço depois que isso passar.

Selecionamos aqui 10 pratos tentadores pra você comer bem sem sair de casa. Tem alguma outra sugestão, manda pra gente!

Combo do dia – Corrutela

  • Vaca atolada
  • Salada de abobora
  • Mousse de chocolate

Já comecei dando uma trapaceada. Minha sugestão no delivery do Corrutela é o combo do dia, que não é um prato específico e muda sempre. Mas vai por mim, esse combo composto por entrada, prato principal e sobremesa é das melhores coisas que você pode pedir em casa hoje. Na semana deste post o combo é composto uma salada de abóbora com kale, mostarda e trigo, uma versão apetitosa do tradicional vaca atolada, e uma mousse de chocolate com morangos. O Corrutela está entre os melhores restaurantes de São Paulo – top 3 com certeza – e faz uma gastronomia de altíssima qualidade que consegue unir comida pra lá de saborosa com uma pegada sustentável de verdade. Se você for vegano ou vegetariano, não deixe de conhecer o Corrutela. Lá os vegetais tem até mais destaque que as proteínas animais.

Leia mais sobre o Corrutela: Comida primorosa, autoral e verdadeiramente sustentável

Tartare de Thon – Ici Bistrô

  • Tartare de atum
  • Spaghetti du pecheur

O tartare de atum do Ici Bistrô é apenas uma entrada. Mesmo assim é minha recomendação pelo fato de ser um prato frio que viaja muito bem até a sua casa. E é a melhor coisa do cardápio do Ici, que é repleto de coisas deliciosas. O atum é marinado e servido com um molho oriental a base de óleo de gergelim, shoyu e caldo de peixe que é certeiro. Quando visitamos o restaurante eu muitas vezes peço este atum como prato principal com molho extra pra tomar de colherada! Outro prato que vale muito a pena é o spaghetti du pêcheur, ou spaghetti do pescador. É uma massa com frutos do mar onde o molho de tomate, levemente apimentado e repleto de sabor do cozimento dos peixes faz deste uma opção tentadora.

Zeitaku Don – Ryo Gastronomia

  • Delivery Ryo Gastronomia
  • Zeitaku don
  • Tokujo

O delivery do Ryo Gastronomia me surpreendeu. Eles capricharam na embalagem, que embora simples são muito bonitas e impactantes. Igualmente, a qualidade dos peixes está a altura daqueles que são servidos presencialmente no restaurante. Ótima pedida para quem gosta de uni (ouriço do mar), a porção aqui é bem servida e delicada, com textura correta e aquele sabor limpo e adocicado de um uni fresco. O atum saboroso e o ikura (ovas de salmão) explodem na boca. Para quem prefere uma alternativa mais tradicional, a seleção de sushis do dia é uma opção com pescados diferenciados e um valor um pouco mais palatável. Aliás o preço é minha única reclamação, que inclusive já foi aumentado! A caixa com os sushis do dia sai por R$ 150,00 enquanto a caixa com uni por exorbitantes R$ 290,00!

Bun Vegetariano – Mica

  • Buns do Mica
  • Bun vegetariano
  • Quiabo grelhado com misso
  • Thai karaage

O Mica tem 5 tipos diferentes de bun, mas o melhor de todos é o vegetariano. Bun fofinho recheado com tempura crocante de legumes e uma espetacular maionese de curry. Quase impossível comer um só. Esse é o tipo de coisa que vale muito a pena pedir em um restaurante pois é praticamente impossível se fazer em casa. Além do bun e seguindo a mesma linha vegetariana, o quiabo grelhado na manteiga de missô é imperdível, a definição de umami. Por fim, também recomendo fortemente o thai karaage – um frango empanado com molho agridoce, ervas frescas e cebola roxa. Receita tradicional muito bem executada e que, por incrível que pareça, chega devidamente crocante em pelo delivery.

Leia mais sobre o Mica: ótimo custo-benefício em excelentes pratos de influência asiática

Purê de Milho Tostado com Cebolas Assadas – Charco

  • pure-de-milho-com-cebolas-charco-delivery
  • selecao-de-queijos-charco-delivery
  • porco-preto-quiabo-mostarda-charco-delivery

Mais uma entrada vegetariana de comer de joelhos. Este purê de milho tostado com cebolas assadas e roti de cebola era servido como acompanhamento de um prato principal no Charco. Foi tamanho o sucesso que virou uma entrada poderosa, reconfortante e prova de que é possível tornar um vegetal o protagonista de um prato excelente. Aqui é como se alguém tivesse triplicado o sabor do milho e o transformado em um fenomenal purê rústico. Da mesma forma, fiquei muito surpreendido com a qualidade dos queijos brasileiros. E eu nem sou lá dos maiores fãs do mundo de queijos. Todavia, os três queijos que experimentamos eram claramente superiores aos queijos de grandes produtores que encontramos no supermercado. Não deixe de pedir. A última dica fica para o porco preto com folhas e grãos de mostarda e quiabo. Carne suculenta e mal passada contrastando divinamente com a acidez e textura da mostarda.

Tostada de Atum – Extásia

  • tostada-de-atum-extasia-delivery
  • tostada-de-atum-extasia-delivery

Prato do extinto restaurante Miya, a tostada de milho com atum marinado, maionese de wasabi e alga marinha felizmente acompanhou o chef Flavio Miyamura ao Extásia. Tostada crocante contrasta perfeitamente com o atum enquanto a maionese traz com suavidade o sabor do wasabi. O wakame, essa saladinha de algas, dá o toque asiático a essa entrada imperdível. Não vou nem recomendar mais nada. Peça uma rodada dupla de tostadas pois uma porção não será suficiente!

Sanduba “O Pérola” – Barú Marisqueria

  • Sanduba o perola
  • Lula salteada
  • picadito-playero-baru-marisqueria-delivery
  • vongole-lambe-lambe-baru-marisqueria-delivery

Prefere uma pegada mais latina nos seus frutos do mar? O minúsculo e badalado Barú Marisqueria é uma das melhores novidades no delivery. Entre meus preferidos fica um dos novos itens do cardápio, o sanduba “o perola”, com guacamole e maionese de jalapeño. Saboroso demais! Outras boas pedidas são a lula salteada com manteiga de chile verde e o picadito playero, um ceviche de atum com chili adocicado e sriracha servido em cima de patacones – um receita típica da colômbia feita com bananas verdes fritas. Este último um bom ceviche, nada destes peixes azedos no suco de limão. Por fim, não poderia deixar de recomendar os vôngoles lambe-lambe. É para comer com as mãos, lamber os dedos e chuchar o pão.

Gambas al Ajillo – Tanit

  • gambas-al-ajillo-tanit-delivery
  • fideua-de-camarao-tanit-delivery

Não, essas gambas al ajillo do Tanit não são camarões ao alho e óleo. São camarões grelhados e flambados em manzanilla com azeite, alho, pimenta dedo de moça e salsinha. O que mais chama a atenção é a harmonização dos camarões suculentos com o azeite temperado na medida pelo alho e a pimenta. Dá pra tomar de colherada e comer cada lasquinha de alho, doces e carnudos. Também gostamos muito de outro prato com camarões da casa, o fideuá. Este prato semelhante a paella, mas feito com macarrão, é rico e potente.

  • Hamachi ponzu
  • Robata de avocado

O Makoto também estreou seu delivery nesta quarentena, o Koto by Makoto. O melhor prato da casa, o extraordinário umami kampachi, infelizmente não faz parte do cardápio do Koto. Contudo, outras delícias são entregues no conforto da sua casa. O excelente hamachi ponzu traz um carpaccio de olhete no molho ponzu com micro coentro, pimenta serrano e sudachi. O prato é embalado com uma lâmina de gelo ensacada para manter sua integridade. Peça também uma das ótimas robatas. Nossas preferidas ficam entre a de avocado, servido com molho ponzu trufado e pimenta sichimi togarashi, e a de berinjela, acompanhada de missô de frango e Katsuobushi (flocos de peixe bonito).

Write A Comment