Tenho uma relação de amor e ódio com o formato de menu degustação.  Quanto mais eu provo, mais eu tenho certeza de que poucos chefs sabem entregar uma experiência que faça sentido.

Eu gosto do conceito.  Os restaurantes que trabalham com menu degustação sabem previamente o que as pessoas vão comer, permitindo planejar o cardápio nos mínimos detalhes.

É possível servir os melhores produtos disponíveis a cada dia, sempre.

Para quem gosta de provar coisas diferentes, isso é um grande atrativo.

Algumas das experiências mais incríveis que já tive foram em restaurantes como French Laundry, Atera, Geranium, The Fat Duck, Arpège, Alinea e etc.

A degustação é uma forma excelente de se conhecer um restaurante.  Entretanto, ela também é um atalho para mostrar as limitações de um chef.

Os erros são sempre os mesmos.

Quase todos erram na sequência.  A grande maioria dos restaurantes segue a fórmula de pratos pequenos e leves no início e pratos grandes e pesados no final.  Pelo menos no meu caso, a última coisa que quero ver no final de uma degustação é uma rabada de menu à la carte.

É quase regra errar na quantidade.  Se as porções são pequenas, frequentemente são servidos pratos demais ao longo de tempo demais.

É comum errar no timing.  Não queremos comer correndo nem esperar muito entre cada curso.

É muito difícil encontrar uma verdadeira harmonização de bebidas.  Há por aí muito mais achismo do que técnica.

Por fim, é raro encontrar um chef que saiba construir uma sequência com pratos que sejam suficientemente diferentes entre si para que não fiquemos entediados.  Não lembrar direito o que comeu no dia anterior é um forte indício que aquela conta caríssima não valeu a pena.

Vai comer um menu degustação?  Deixo aqui 1 dica:

Jamais coma forçadamente.  Se não consegue comer tudo, deixe no prato.  Os bons restaurantes não entendem isto como insulto.  A ideia é, afinal, se divertir.

No meu próximo post falo sobre um estrelado Michelin que proporciona uma experiência tão equivocada que me motivou a escrever este post…

#menudegustacao

Leia mais: 21 pratos mais gostosos de 2021

Write A Comment