Não é só de catupiry e muçarela que vive a nossa queijaria. Nos últimos anos a queijaria artesanal brasileira evoluiu muito e hoje os queijos brasileiros já conquistaram prêmios importantes pelo mundo.
Com estas noites frias, eu separei aqui alguns queijos excelentes para você conhecer.


Araritaguaba da @queijariarima. Queijo do tipo pecorino, produzido a partir de leite de ovelhas. É cheio de umami e perfeito para um caccio e peppe ou um carbonara.


Azul do Bosque do @caprildobosque. Queijo cremoso e de sabor intenso. Vai super bem com um vinho de sobremesa como um Sauternes.


Coração da Serra do @christopheezeide. É um queijo da família do Brie e Camembert, feito com base nas tradições francesas. Macio e cremoso.


Gorgonzola da @serra.das.antas. É um queijo macio e perfeito para comer com colher ou espalhar em um pão ou torrada.


Mandala da @pardinhoartesanal. Tem sabor amanteigado, amendoado e levemente adocicado. Vai super bem sozinho e como tem boa capacidade de derretimento, no hambúrguer ou como ingrediente para um excelente pão de queijo.


Sinueiro Jovem da @queijariabelafazenda. Inspirado no Cheddar, este queijo tem bom equilíbrio entre gordura e acidez. Delícia de comer com frutas e pães.


Tulha da @fazendaatalaia. Foi medalha de ouro na World Cheese Awards e ajudou a colocar o Brasil no mapa internacional dos amantes do queijo. É maturado por 12 meses e tem sabor complexo, com cristais, notas frutadas e cítricas.
Você encontra estes queijos direto com os produtores, ou então em empórios especializados como @aqueijaria, @acasadoprodutor e @queijariaarmazemdomineiro.
Qual dos seus favoritos ficou de fora desta lista?
#queijos
#queijosbrasileiros
#queijoartesanal