Essa crise do covid-19 afetou pessoas e negócios de forma brutal. Entre os duramente castigados estão os profissionais de restaurantes e bares. Os que não fecharam, estão endividados. E lutando para sobreviver em um cenário incerto e instável.

Pois bem, o que nós podemos fazer para ajudar?

Há sim coisas ao nosso alcance que podem fazer a diferença nesta briga de restaurantes contra covid. Vamos lá:

  • Peçam delivery de restaurantes e de bares. Use o takeaway! Variem os pedidos. Mesmo quando podem abrir, os horários e a capacidade reduzida tornam impossível a tarefa de fechar o mês no azul.
  • ifood é um mal necessário (?) para o segmento. Eles cobram taxas altíssimas dos estabelecimentos e os obrigam a assinar cláusulas de exclusividade, desvirtuando totalmente o livre mercado. E diante do cenário imposto ao segmento, a empresa não fez absolutamente nada. Diante disto, se o estabelecimento tem um canal direto de vendas (e muitos tem), procure utilizá-lo.
  • Pediu pelo ifood? Avalie a experiência! Pouquíssima gente faz isso. E faz diferença pois o algoritmo do ifood vai dar mais visibilidade ao local.
  • Comeu ou bebeu algo gostoso? Posta no seu feed ou story e marca o lugar. Deixa seus amigos passarem vontade! Você não precisa ser um influenciador para influenciar.
  • Seu restaurante ou bar postou algo novo? Like é bom, mas o que realmente faz diferença é comentar e/ou salvar o post. A mesma lógica do algoritmo, o Instagram vai dar mais relevância aos posts futuros. Entra lá no feed dos seus favoritos e mostra um pouco de carinho!
  • Segue outros perfis que assim como eu falam sobre gastronomia? Peça para eles compartilharem estas ou outras dicas. Não precisa me dar crédito não.
  • Comprem serviços e produtos dos pequenos. De pães a verduras, queijos a pizzas, doces a frutos do mar, tem muita coisa bacana longe do Pão de Açúcar. Conhece algum bacana? Manda aqui que eu vou preparar uma lista com os nossos favoritos!
  • Pressione nossos políticos nas redes sociais. Restaurantes e Bares precisam de: estabilidade nas regras do setor, liberação de calçadas e ruas para atendimento, isenção de impostos, parcelamento de dívidas, linha de crédito acessível e auxílio com folha de pagamento.
  • Por último, se você está confortável em sair de casa, visite um restaurante que está seguindo os protocolos de segurança e realmente distanciando mesas.

Se cada um fizer um pouco, podemos trazer impacto positivo neste cenário restaurantes contra covid.  Mesmo que seja com carinho com quem está sempre ali quando queremos comer, beber, badalar, namorar, desestressar, espairecer ou só fugir um pouquinho.

Leia mais: Os melhores restaurantes japoneses de São Paulo

Write A Comment